Cabos para Aplicações Industriais

Os cabos para uso industrial são fundamentais para garantir a segurança tanto das pessoas quanto do processo de produção. São meios de transmissão físicos, que propagam sinais elétricos e potência – e para garantir eficiência e segurança.

Um dos grandes diferenciais entre o ambiente industrial e corporativo é justamente o grau de exposição e proteção a que estão sujeitos. São eles que definem a escolha dos cabos que serão instalados. Enquanto nos ambientes de escritório a climatização é controlada por sistemas de ar-condicionado ou aquecimento, o que acaba criando uma barreira protetora a poeira e umidade. Além disso, normalmente os cabos estão embutidos em paredes, canaletas e dutos.

Já em ambientes industriais, o cenário é diferente: os cabos ficam expostos a condições extremas – como temperatura, umidade, lubrificantes, vibração, poeira, luz ultravioleta, interferência eletromagnética, além de danos físicos acidentais.

É por isso que ao planejar o cabeamento da sua planta industrial é necessário uma análise e entendimento dos tipos mais adequados. Isso vai contribuir para um melhor custo benefício e menos tempo de parada para eventuais manutenções ao longo do tempo.

Usando os cabos industriais corretos, o processo de produção é assegurado. Para isso, é importante conhecer as especificações dos fabricantes dos equipamentos servidos pelos cabos, pois resultará em menor risco e mais economia de energia.

Há muitas opções em cabos para diversas atividades nos diferentes setores industriais.


Comentários (0)


Deixe um comentário